Alergias

Alergias

BEM-ESTAR

As alergias são um problema comum e o número de pessoas afetadas aumenta a cada ano.

Mais de 150 milhões de europeus sofrem de doenças alérgicas crónicas.

Até 2025, metade da população da Europa irá sofrer de alergias.

Os dados disponíveis sugerem que a má qualidade do ar é uma das causas do crescente número de pessoas com alergias4 . Os problemas relacionados com a inalação de poluição podem ser facilmente reduzidos se filtrarmos o ar dentro de casa. Assim, minimiza a exposição a partículas nocivas para que cuide melhor do seu bem-estar.

O que é uma alergia? Uma alergia é uma reação exagerada do sistema imunitário humano a substâncias no ambiente que são inofensivas para a maior parte das pessoas. Estas substâncias são conhecidas como alergénios e podem ser ingeridas, inaladas ou tocadas. Existem três categorias principais:

Sintomas de alergia por inalação.

O organismo de pessoas com alergias reage aos alergénios fazendo com que o sistema imunitário entre em hiperatividade, causando sintomas como:

 

  • Congestão ou corrimento nasal
  • Espirros
  • Pieira e respiração ofegante
  • Tosse
  • Erupções cutâneas
  • Olhos vermelhos, lacrimejantes e com prurido
  • Aperto no peito
  • Cansaço

Alergénios e substâncias irritantes comuns:

  • Pelos de animais
  • Pólen
  • Bolores e ácaros do pó
  • Poluição atmosférica

O seu melhor amigo?

As alergias aos pelos de animais são comuns, especialmente em pessoas que sofrem de outras alergias ou de asma.

Em algumas zonas da Europa, até 50–70% das crianças asmáticas são alérgicas a animais.

Os alergénios de animais ficam na mobília e em outras superfícies durante muito tempo, contribuindo para os sintomas contínuos de alergia.

As pessoas com alergias a animais reagem às proteínas inofensivas presentes na urina, na saliva ou nos pelos de animais.

A mais pura beleza?

Árvores, ervas daninhas, plantas e relva libertam pequenas células reprodutivas chamadas pólen, que podem desencadear uma reação alérgica. Os pólenes são tão leves que podem entrar nas casas através da roupa, dos animais de estimação ou da ventilação.

As crianças são especialmente suscetíveis a alergias. Nos últimos anos, o número de doenças alérgicas em crianças aumentou significativamente.

Nas cidades, onde a qualidade do ar é pior, as crianças têm 5 vezes mais probabilidade de desenvolver alergias ou asma.

Sonhos cor-de-rosa?

A alergia ao pó mais comum é causada por resíduos de ácaros do pó. Os ácaros do pó são insetos microscópicos que se adaptam bem ao ambiente dentro de casa.

Em média, existem 10 mil ácaros do pó nas nossas camas.

Os esporos de bolor também podem provocar uma reação alérgica. Estes esporos podem ser encontrados em diversos lugares, desde na comida estragada ao bolor preto nos caixilhos das janelas.

Estes gostam de ambientes húmidos e precisam de comida, ar, temperaturas adequadas e água para crescerem.

O clima perfeito?

A poluição do ar ambiente pode ser uma das causas do crescente número de pessoas com alergias7 . Isto também nos afeta nas nossas próprias casas: o ar no interior de casa pode estar ainda mais poluído do que o ar exterior8 .

De onde provém a poluição atmosférica?

Agricultura

Transportes

Indústria

Como nos afeta a poluição?

“Verifica-se um aumento constante de alergias em todo o mundo. Entre outras coisas, os poluentes atmosféricos, por exemplo, dos gases de escape dos veículos a gasóleo, são vistos como um importante componente para o desenvolvimento de alergias. Tem-se observado, especialmente em crianças, um aumento de asma. As alergias representam um enorme desafio neste século.”

Esclarecimentos, Dúvidas, Informações? Sinta-se à vontade e pergunte,aqui...

BEM-ESTAR